terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Espirito de Natal...

Filha querida,



O Natal passou e a mamãe não teve tempo ou inspiração para escreve mais sobre o Natal, mas ainda está em tempo.

O Natal é uma data linda, cheia de significos, é a época do ano quando, teoricamente, as pessoas ficam mais generosas, mais amáveis, mais amigas, porem o Nataa também é a data do consumismo, onde as pessoas se presenteiam sem pensar no verdadeiro sentido da data.

Clara, eu espero te ensinar o verdadeiro sentido do Natal, eu espero cultivar em você, como meus pais cultivaram em mim a magia do Natal, a alegria de reunir a familia, de esperar o Papai Noel, de celebrar a união, a fartura e a felicidade.

A mamãe tem lembranças incriveis das comemorações natalinas...
As preparações davam o tom da festa e alimentavam a ansiedade da criançada a espera do grande dia
Vovô Gilberto providenciava o pinheiro , eu e vovó Sonia enfeitavamos a arvore, tio Julio colocava as luzinhas na fachada da casa.
O dia 24 era agitado desde cedo, o cheiro do peru assando no forno dava o aroma do Natal, eu e tio Julio sempre acordavamos muito cedo e já começavamos a nos preparar, a vovò Sonia sempre providenciava roupas novas e lindas para aguardarmos o bom velhinho...
Logo após o almoço iamos para SP na casa da bisa Ondina, que preparava uma suculenta canja, que enganava o estomago até a hora da ceia e nós sempre roubavamos uns bolinhos de bacalhau feitos por ela, que sempre eram o grande sucesso no quesito aperitivos....
Vovô Gilberto e bisa Ondina iam a missa e qdo eles voltavam, iamos para casa da tia Cristina, onde passei todas as comemorações natalinas desde muito criança e até os dias de hoje.
A casa da tia Cristina era sempre uma alegria, muito parentes que só encotravamos no Natal, muito enfeites, muita comida, eu, tio Julio, prima Isabel, primos João e Tonico corriamos ,brincavamos e ficavamos rodeando a imensa árvore de Natal tentando adivinhar os presentes....
O bom velhinho nunca faltou nas nossas comemorações, sempre trazia os presentes que haviamos "encomendado"
Eu e prima Isabel vestiamos com a roupa que bisa Ondina nos presenteava (ela sempre comprava roupas iguais para as duas primas !!!) e preparavamos um numero de dança para toda familia... era muito divertido.
Filha querida, eu tenho certeza que durante toda sua vida a mamãe ainda contará essa história por muitas vezes, mas não me importo, pois a magia do Natal para mim foi sempre tão intensa que hoje ao escrever essa memórias e relembrar esses momentos meus olhos ficaram mareados de água !!!
Ainda hoje o Natal é na casa da tia Cristina, todos os parentes continuam se encotrando, a casa ainda tem o aroma da ceia, os bolinhos de bacalhau ainda são preparados agora pelo vovó Sonia, o papai noel continua a nos visitar agora por conta das novas gerações que inclui você !!!
E eu espero cultivar em você toda essa magia, toda essa alegria e todo o espirito de Natal que ainda hoje me causa muita emoção.....

4 comentários:

  1. Ei Laura!! estou passando pra agradecer a visita e conhecer seu cantinho! a clara É LINDA! Vamos compartlhar e dividir nossas experiencias.. bjin

    ResponderEliminar
  2. Amiga que bebe linda!!! Este lugar é mesmo encantando! rsrsrsrs Grandes beijos e aproveitando... Feliz 2010!

    ResponderEliminar
  3. Sua Clara é claramente linda, parabéns.
    Seu blog e seus textos são ótimos , meus parabéns.
    Feliz 2010
    ZZ

    ResponderEliminar
  4. Laura,
    é isso aí, essas lembranças que temos do Natal não têm preço. E é nossa missão deixarmos boas lembranças para os nossos filhos também.

    Um 2010 maravilhoso para vocês!
    pat

    ResponderEliminar